+55 16 3361-7000 terroni@terroni.com.br
Conheca Os Processos Da Liofilizacao

O que é o processo de liofilização?

A liofilização é o mais nobre processo de conservação disponível no mercado mundial atualmente. Com a específica função de conservar todas as características nutricionais e organolépticas (aroma, sabor, textura e cor) do produto in natura, a liofilização é o único processo de desidratação a frio em que a estrutura molecular do insumo não é alterada.

Tais características atendem a demanda de um mercado versátil, podendo ser utilizado na indústria farmacêutica, química, alimentícia, veterinária, odontológica e no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

Para ser liofilizado o produto deve ser submetido à temperaturas ultrabaixas por um período de tempo específico, com o objetivo de garantir que todas as moléculas de água sejam cristalizadas sem o aumento do tamanho.  Após o congelamento a amostra é submetida a um alto-vácuo, para que o produto mantenha-se cristalizado, moderadamente a temperatura é elevada para que o processo de sublimação (passagem da água do estado líquido para o gasoso) ocorra mais rapidamente. A sublimação da água é agente responsável pela porosidade do produto final.

Devido a conservação de todas as características do produto in natura é possível reidratar a amostra apenas adicionando água. O mesmo terá seu tempo útil de consumo consideravelmente ampliado devido a capacidade de preservação, que não depende da utilização de qualquer processo térmico como pasteurização e/ou  resfriamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.