skip to Main Content
Liofilização De Leite Materno Em São Carlos SP

Liofilização de Leite Materno em São Carlos SP

Uma técnica, hoje desenvolvida em São Carlos, auxilia na melhora do armazenamento e no combate ao desperdício do leite materno, provendo benefícios às crianças recém-nascidas (ou que necessitam desse tipo de alimento) atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e pela Santa Casa de Misericórdia da cidade.

Trata-se da liofilização, técnica semelhante à desidratação, que transforma em pó o leite materno, aumentando a sua vida útil de armazenamento, possibilitando que sua estocagem seja feita por até 12 meses, sem haver a perda de sais minerais essenciais existentes no leite.

As atuais formas de armazenamento consistem em extrair o leite, congelá-lo e armazená-lo até o consumo.

Como a demanda por leite é constante, mas sem uma periodicidade fixa (devido à inconstância da demanda, uma vez que não há uma época em que os nascimentos são em maior número), os estoques normalmente ficam abaixo do ideal, causando transtornos a quem precisa.

A liofilização tende a minimizar tal o problema e atender as demandas das instituições que oferecem leitematerno, como a Santa Casa, uma vez que a conservação do leite dura por mais tempo, o que mantém o estoque em índices melhores.

A empresa que produz os equipamentos de liofilização, em São Carlos, é a Terroni Equipamentos Científicos, localizada no Jockey Clube. Através de uma parceria entre o Lions Club e a empresa, essa tecnologia estará disponível ao acesso das Santas Casas da região, por meio do “Projeto de Leite Materno Liofilizado”, uma vez que um dos aparelhos foi doado ao clube, com a finalidade de utilização social do mesmo.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back To Top