+55 16 3361-7000 terroni@terroni.com.br
Alimentacao Esportiva

Alimentos liofilizados são usados em esportes de aventura e longa duração

Eles são essenciais em expedições onde existem restrições em relação ao peso, ao volume a transportar e à rapidez de preparo das refeições diárias.

Por  Cristiane Perroni / Rio de Janeiro

A utilização de alimentos liofilizados vem crescendo e sendo indicada em esportes de aventura(escaladas, trekking, expedições…) e de longa duração (como ultramaratonas de vários dias), onde o preparo, o acesso e o transporte de alimentos se tornam difíceis. A falta principalmente de grandes refeições salgadas e nutritivas (reposição de energia, ricas em carboidratos e proteínas) tornou o consumo da refeição liofilizada um grande diferencial para melhora da performance esportiva.

O processo de liofilização envolve dois métodos: congelamento e secagem. O controle de umidade é realizado por sublimação. Não utiliza conservante ou produto químico. Pode ser realizado emhortaliças (verduras, legumes, batata), frutas, cereais, leguminosas (feijão) e proteínas (carne, frango e peixe). Os alimentos são congelados  abaixo de -30°C  e submetidos a uma pressão muito baixa a vácuo, onde a água dos alimentos é transformada em gelo (ou sublimada), passando do estado sólido diretamente para o estado gasoso, livre de umidade.

Inúmeras vantagens são observadas na utilização da comida Liofilizada:

– mantém os nutrientes, a cor, o sabor e a forma dos alimentos;
– embalagens individualizadas ou contendo duas porções;
– podem ser conservados em temperatura ambiente sem necessidade de refrigeração
– para o preparo apenas acrescentar água quente e aguardar uns cinco minutos, no rótulo de cada preparação consta todo passo a passo do preparo
– redução do peso e do volume dos alimentos, tornando mais fácil o armazenamento e o transporte;
– as refeições completas, como por exemplo, picadinho com arroz e feijão, estrogonofe de frango com arroz e batata ou almôndega com macarrão, fornecem bom aporte proteico, carboidratos e gordura, conseguindo atender as recomendações nutricionais do atleta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *